Política
David Almeida antecipa movimento para 2026 e confirma três nomes do Avante à Câmara
Lista inclui filha do prefeito, secretária municipal e juíza aposentada
Dois dias após discursar na Câmara Municipal de Manaus, o prefeito David Almeida (Avante) confirmou os três primeiros nomes que devem integrar a nominata do partido para a disputa por vagas na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Segundo Almeida, a escolha considera critérios como trajetória pública, experiência e atuação no serviço público.
Entre os nomes confirmados está a médica Fernanda Aryel Almeida, filha do prefeito. Ela integra a estrutura partidária e preside nacionalmente o Avante Jovem.
O nome de Aryel ganhou visibilidade nesta semana durante a abertura dos trabalhos legislativos de 2026 da CMM, ocasião em que David Almeida anunciou a candidatura dela a deputada federal.

Também integra a lista Eunice Nascimento, juíza aposentada do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e ex-professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Com mais de 30 anos de atuação no interior e na capital, teve passagem pela Justiça Eleitoral e por ações voltadas ao combate à corrupção.
Eunice se filiou ao Avante na noite desta terça-feira (10/02), quando lançou sua pré-candidatura a deputada federal ao lado do prefeito.

O terceiro nome confirmado é o do secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves. Ex-filiado ao MDB — partido do senador Eduardo Braga, a quem David chamou de “um dos senadores mais influentes da República” — o secretário já havia anunciado, no fim de 2025, a intenção de disputar uma vaga na Câmara. À época, ainda não havia definido a sigla. Agora, foi oficialmente anunciado pelo Avante.

De acordo com o presidente estadual do partido, prefeito David Almeida, “o Avante não improvisa nem escolhe nomes por conveniência política. Estamos organizando o partido com método, critério e responsabilidade”.
A direção da legenda afirma que o movimento faz parte da organização interna da sigla e não configura antecipação de campanha.
Será candidato?
Na última segunda-feira (09/02), David Almeida admitiu que mantém conversas sobre uma possível candidatura ao Governo do Amazonas em 2026, mas evitou assumir um projeto eleitoral imediato.
As declarações ocorreram dias após manifestações públicas de apoio de aliados. Em evento partidário no dia 6 deste mês, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse que David “será o próximo governador do estado do Amazonas”.
