MENU
Buscar

Com IA, Amazonas vence premiação internacional de saúde digital

SAMIA, inteligência artificial da Samel, é reconhecida com medalha de ouro no Digital Health Awards 2025

Fotos: Samel / Colagem: Criação PIM Amazônia

A SAMIA, Samel Inteligência Artificial, acaba de ser reconhecida com a Medalha de Ouro no Digital Health Awards 2025, na categoria “Saúde Digital Conectada/Ferramentas de Apoio à Decisão Clínica”. O prêmio é concedido pelo Health Information Resource Center (HIRC), dos Estados Unidos.

Segundo a empresa, o índice de concordância no apoio à decisão clínica é de 97,7%, resultado validado em um ambiente de alta complexidade e grande volume de atendimentos. A rede Samel, hoje, realiza cerca de 7 mil atendimentos diários.

Implantada nos prontos-socorros adulto e infantil do Grupo Samel, a SAMIA promove uma mudança estrutural na jornada do paciente desde o primeiro contato com a unidade de saúde. O atendimento tem início com um check-in automatizado, seguido por um totem de pré-triagem, no qual o paciente registra suas queixas em linguagem natural e responde a perguntas clínicas estruturadas.

A IA consolida automaticamente essas informações e as disponibiliza de forma organizada para a equipe assistencial, automatizando a etapa de pré-triagem e estruturando a anamnese (consulta inicial). Com isso, tarefas repetitivas e burocráticas são reduzidas de maneira significativa.

Procedimento

O presidente do grupo, Luiz Alberto Nicolau, explica que, no momento em que o paciente chega para realizar a consulta com o médico, toda a parte burocrática já está feita e adicionada à anamnese, o que permite aos médicos e demais profissionais de saúde concentrarem seu tempo e atenção no cuidado direto ao paciente.

“Para o paciente isso vai dar mais agilidade e mais confiança porque ele passa a ter uma barreira a mais para dizer tudo o que tem, de uma forma tranquila, conversando com a inteligência artificial a partir de perguntas pertinentes. Após isso, ele passa pela triagem com enfermeiros, que irão fazer confirmações, e para fazer a classificação de risco”, pontua.

SAMIA, inteligência artificial da Samel, conquista Medalha de Ouro em premiação internacional de saúde digital

“O médico passa a dar uma maior atenção ao paciente, o ouvindo com atenção, olhos nos olhos, porque toda aquela parte em que ele ficaria digitando já chega para ele pronta [a partir da IA]. A SAMIA também auxilia o médico na definição do diagnóstico, que é o CID, o Código Internacional de Doenças, dando sugestões de tratamentos, quais exames fazer, quais remédios tomar. Tudo isso, claro, é validado pelo médico”, informa.

Segundo o presidente, 44 especialistas em inteligência artificial compõem o quadro do grupo Samel, servindo como consultores para eventuais dúvidas, o que se alia ao fato de a plataforma estar habilitada às últimas pesquisas feitas no mundo com atualização em tempo real.

“Os nossos médicos passam a ter um padrão de atendimento de classe mundial atualizado constantemente, porque nenhum médico consegue se atualizar de todas as pesquisas médicas que existem no mundo saindo a todo momento e em todas especialidades. A SAMIA, então, permite que ele esteja atualizado e possa discutir qual o melhor procedimento e o que fazer com o paciente”, salienta.

Desenvolvida no Norte

Desenvolvida no laboratório Samel Health Tech, localizado em Manaus, a SAMIA conta com 11 engenheiros de software, especializados em em inteligência artificial. “Essa conjuntura prova que temos aqui talentos, não apenas na área médica, mas também na área de desenvolvimento, programação e automação; e também que nós conseguimos ter aqui o que há de mais moderno na medicina”, comenta.

SAMIA, inteligência artificial da Samel, conquista Medalha de Ouro em premiação internacional de saúde digital

Todos os protocolos obedecem, prioritariamente, as sociedades americana, europeia e brasileira de medicina, informa o presidente. “Em cada especialidade, nós trazemos conhecimento dos melhores especialistas, entre eles alguns internacionais, como é o caso do Johns Hopkins e de Harvard, com o clinic mail”, conta Nicolau.

Ecossistema de Saúde

No âmbito assistencial, a SAMIA oferece suporte à decisão clínica durante a internação, com  a geração de resumos inteligentes de prontuários. Em cerca de um minuto, a plataforma consolida até um ano e meio de informações clínicas, ou até mesmo o histórico dos últimos três a cinco anos do paciente, diretamente no prontuário eletrônico.

SAMIA, inteligência artificial da Samel, conquista Medalha de Ouro em premiação internacional de saúde digital

“A partir desse grande volume de dados, a IA consegue correlacionar informações e sugerir exames, medicamentos e condutas terapêuticas, vindo como um auxílio ao profissional de saúde na tomada de decisão”, diz.

“A solução já está presente na farmácia clínica, com checagem automatizada de interações medicamentosas, ajustes de dosagens e maior segurança no uso de medicamentos. Outras áreas de atuação incluem Recursos Humanos, Compras e Ambulatórios”, conclui.

Leia também: FPFtech e Foxconn inauguram primeiro programa estruturado de formação em IA da região Norte