O Brasil conquistou a aprovação de nove estabelecimentos para a exportação de gelatina e colágeno à Turquia, após auditorias presenciais e avaliação dos controles de qualidade e produção. A medida amplia o acesso das empresas brasileiras ao mercado turco e aumenta a previsibilidade das operações comerciais no setor.
Em dezembro de 2025, uma missão veterinária oficial da Turquia realizou inspeções presenciais em unidades brasileiras e confirmou a conformidade sanitária de três plantas industriais. Outras seis empresas, que já integravam a lista TRACES da União Europeia, foram habilitadas com base em análise documental e passaram a constar na relação oficial do Ministério da Agricultura e Florestas da Turquia.
Sistema turco consolida habilitações brasileiras
Os registros são feitos no sistema TROIS, plataforma recém-implantada pela Turquia que reúne estabelecimentos e países autorizados a exportar produtos como gelatina, colágeno, pescados, lácteos e carnes. Atualmente, o sistema conta com dez estabelecimentos habilitados para gelatina e colágeno, sendo seis brasileiros.
Do total, quatro plantas estão autorizadas a exportar exclusivamente gelatina, duas delas no Brasil, e outras quatro exclusivamente colágeno, com uma empresa brasileira. Além disso, outros oito estabelecimentos nacionais seguem em fase de análise, com expectativa de novas habilitações nos próximos meses.
A inclusão de empresas brasileiras na lista oficial turca consolida a posição do país como fornecedor confiável, reforça a competitividade do setor e cria novas oportunidades para a expansão das exportações ao mercado turco.