MENU
Buscar

Subestação Azulão é energizada e obra do Complexo 950 avança em Silves (AM)

Energização da subestação integra etapa de obras das UTEs Azulão I e II, que serão conectadas ao SIN

A Eneva energizou a Subestação Azulão, estrutura instalada em Silves, interior do Amazonas, e diretamente ligada à construção do Complexo Termelétrico Azulão 950. A conexão marca um novo passo do empreendimento, que terá papel relevante no intercâmbio energético da região Norte ao escoar a produção das duas usinas que serão integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O anúncio foi feito nesta terça-feira (25/11).

A empresa afirma que as unidades do complexo devem reforçar o atendimento à demanda crescente por energia no país e contribuir para o desenvolvimento econômico do Amazonas. “Entregamos mais um marco desse grande projeto que é o Azulão 950 para a segurança energética do Brasil”, disse Roberto Lima, gerente do projeto.

Azulão 950

O projeto é formado pelas usinas UTE Azulão I e UTE Azulão II, ambas abastecidas pelo gás natural do Campo de Azulão, e estruturadas no modelo R2W (Reservoir-to-Wire) aplicado à Bacia do Amazonas. A UTE I está sendo construída em ciclo simples, com uma turbina a gás de 360 MW. Já a UTE II utiliza ciclo combinado, reunindo uma turbina a gás natural de 360 MW e uma turbina a vapor capaz de gerar 230 MW.

Com informações da assessoria
Foto: Sudam