Economia
Corecon AM/RR define presidência para o exercício 2026
Márcio Paixão Ribeiro é o novo presidente e Maria do Socorro Corrêa da Silva, a nova vice-presidenta
Na tarde desta segunda-feira (5/1), durante a 1ª Plenária Extraordinária, realizada na sede do Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon AM/RR), em Manaus, foi escolhida a nova Presidência do órgão de classe para o exercício de 2026:
Presidente: Márcio Paixão Ribeiro;
Vice-Presidenta: Maria do Socorro Corrêa da Silva.
Marcio Paixão Ribeiro é economista, doutorando em Bioeconomia, com formação executiva pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela University of California (EUA). Possui mais de 25 anos de experiência como gestor, sendo 16 anos na gestão pública federal, com forte atuação em gestão estratégica, regulação econômico-financeira e setor elétrico.
Destacou-se na desverticalização e desestatização da Eletrobras-AM, sendo autor do modelo inovador “Drop Down de Ativos”, reconhecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e premiado como Economista do Ano (2015). Em 2024, recebeu a Cruz do Mérito da Economia – Grau Comendador.
Atualmente é professor de pós-graduação da FGV, consultor, empreendedor e conselheiro do Corecon-AM/RR, atuando também em transição energética e bioeconomia.
Maria do Socorro Correa da Silva é economista, graduada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Possui pós-graduação em Economia de Empresas pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Desenvolvimento Territorial pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), Consultoria de Pequenos Negócios pela Universidade de São Paulo (USP/FEA) e Direito Tributário pela Universidade Anhanguera. É Mestre em Gestão Empresarial pela FGV/RJ.
Atualmente cursa MBA em Cultura Analítica no Instituto Cappra. Possui experiência na elaboração de projetos de viabilidade econômica, em políticas públicas para pequenos negócios, planejamento estratégico, licitação, orçamento e Atualmente é gerente da Unidade de Gestão da Estratégia e Inteligência de Dados no Sebrae-AM e conselheira fiscal no SebraePrev.
Com informações da assessoria
