Política
Tadeu troca de partido e antecipa cenário da sucessão no Amazonas
Vice-governador deixa o Avante e se filia ao PP em movimento que projeta reeleição e candidatura de Wilson Lima ao Senado
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, deixou o Avante e oficializou filiação ao Partido Progressista (PP), em ato realizado em Brasília. O movimento, anunciado nesta quinta-feira (12/02) nas redes sociais, antecipa o cenário da sucessão estadual e consolida o alinhamento político com o grupo do governador Wilson Lima.
A filiação ocorreu durante reunião com o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, e contou também com a presença do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, além dos deputados Fausto Jr. e Roberto Cidade.
Na publicação conjunta do União Brasil, PP, Tadeu e Wilson, o destaque foi que a entrada de Tadeu no PP “fortalece a base política no estado e consolida a atuação da Federação União Progressista”, formada por União Brasil e PP.

A mudança partidária marca a saída do vice-governador do Avante, legenda ligada ao prefeito de Manaus, David Almeida, e reorganiza a base governista em torno da federação. Nos bastidores, o movimento é interpretado como parte da estratégia para a disputa ao Governo do Amazonas em 2026, enquanto Wilson Lima é cotado para concorrer ao Senado.
Em nota, Tadeu informou que formalizou a filiação ao Progressistas na presença de lideranças estaduais e nacionais da federação.
Segundo ele, o movimento integra a construção de uma frente ampla da centro-direita no Amazonas, pautada pelo encontro de ideias, responsabilidade institucional e defesa dos interesses do estado, “sem distanciamento nem rompimento entre grupos políticos”.
O vice-governador afirmou ainda que “o momento exige mais pontes do que muros. Mais convergência do que confronto. Mais união que divisões. União para progredir e avançar. Sem rupturas” e reiterou disposição de contribuir para um projeto coletivo voltado ao fortalecimento das políticas públicas e ao diálogo com diferentes setores.
A filiação amplia as movimentações pré-eleitorais no estado e reforça a consolidação da Federação União Progressista como eixo central da articulação política para 2026.
Foto: Reprodução/Instagram União Brasil
Leia também: David Almeida antecipa movimento para 2026 e confirma três nomes do Avante à Câmara
