Saúde
Governo do Amazonas leva saúde aos bairros e soma 17,6 mil atendimentos em 2025
Ações da SES-AM levaram consultas, exames e serviços de prevenção aos bairros da capital, ampliando o acesso ao SUS
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou mais de 17,6 mil atendimentos ao longo das ações do programa Governo Presente, em 2025. A iniciativa do Governo do Amazonas leva serviços essenciais aos bairros de Manaus, descentralizando o atendimento e ampliando o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Em dez edições realizadas neste ano, a SES-AM ofertou 2.602 consultas médicas, sendo 962 com clínico geral, 793 em oftalmologia, 350 em ortopedia, 270 em ginecologia, 123 em pediatria, 64 em cardiologia, 30 em dermatologia e 10 em urologia. Também foram realizados 2.121 exames de imagem na Carreta da Saúde, entre eles 1.676 ultrassonografias e 445 mamografias.
Além das consultas e exames, foram feitos 4.770 atendimentos na triagem, com aferição de pressão arterial e testes de glicemia. O Sistema de Regulação realizou 3.927 atendimentos e a Ouvidoria da SES-AM contabilizou 898 registros durante as ações.
A população também recebeu orientações sobre o uso do aplicativo Saúde AM Digital, que permite acesso a consultas com clínico geral e em 17 especialidades, por meio do aplicativo oficial do Governo do Amazonas.
Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o programa fortalece a presença do Estado nos territórios e aproxima os serviços de saúde da população. “Por meio do Governo Presente, conseguimos levar atendimento qualificado, orientação e encaminhamentos de forma ágil e humanizada, ampliando o acesso e reduzindo filas”, destacou.
Leia mais: Governo de Roraima anuncia abono de R$ 3 mil para profissionais da Educação
Vigilância e prevenção
Durante as edições do Governo Presente em 2025, a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) também atuou na prevenção e no controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e do HIV/Aids. Ao todo, foram realizados 3.172 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Além disso, foram distribuídos mais de 92 mil preservativos, 25 mil géis lubrificantes e 970 autotestes para HIV. Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a atuação da vigilância em saúde nas ações facilita o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce. “A presença da vigilância fortalece o cuidado e a prevenção das ISTs e do HIV”, afirmou.
As ações do Governo Presente ocorreram aos sábados em escolas estaduais localizadas nas zonas Leste, Oeste, Norte, Centro-Oeste e Sul de Manaus, ampliando o alcance dos serviços e garantindo atendimento mais próximo à população.
Com Informações do Governo do Amazonas
