MENU
Buscar

Ufam anuncia novos cursos de tecnologia e oficializa construção de campus em São Gabriel da Cachoeira

Instituição vai ofertar os novos cursos de Inteligência Artificial e Cibersegurança

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) apresentou duas novidades estratégicas para sua expansão acadêmica e territorial. Em vídeo publicados nas redes sociais, a reitora Tanara Lauschner, juntamente ao professor Eduardo Nakamura, diretor do Instituto de Computação (IComp), anunciou a criação das graduações inéditas em Inteligência Artificial e Cibersegurança, este último tornando-se o primeiro curso da área oferecido por uma universidade pública no Brasil, ampliando a presença da instituição no campo tecnológico.

“São cursos extremamente importantes para o nosso mercado de trabalho, para a nossa soberania nacional e para o desenvolvimento das tecnologias. São áreas do futuro”, comentou a reitora.

Confira o vídeo:

No mesmo dia, durante o Circuito Amazônico de Extensão, realizado na Casa do Saber da FOIRN, em São Gabriel da Cachoeira, a Administração Superior marcou a primeira visita oficial ao município e consolidou um passo histórico: a assinatura do contrato para a construção do novo campus da Ufam na cidade. A cerimônia contou com apoio do MCTI, participação de lideranças indígenas e autoridades locais, reforçando o caráter colaborativo do projeto.

Com investimento total de R$ 60 milhões pelo PAC da Educação, o futuro campus, que terá quatro prédios e ficará na estrada da Cachoeirinha, foi celebrado como um avanço para a formação intercultural e o fortalecimento da política educacional indígena. “A expansão da Ufam em São Gabriel da Cachoeira representa mais do que infraestrutura; significa o empenho da Ufam com a interculturalidade”, destacou a reitora. Representando a FOIRN, Dario Casimiro afirmou que a iniciativa atende a um sonho antigo das comunidades locais e fortalece o diálogo para a gestão territorial e ambiental das terras indígenas do Rio Negro.

Foto: Divulgação/Ufam
Vídeo: Instagram/Ufam