Meio Ambiente
Turquia será sede da COP31; Austrália cedeu a disputa e ficará com papel nas negociações
Imprensa internacional aponta a cidade de Antalya como próxima anfitriã da Conferência
Old town Kaleici in Antalya, Turkey
A disputa diplomática pelo palco da próxima Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (COP31) foi resolvida: a Turquia ficará com a presidência e a organização formal do encontro de 2026, com a cidade de Antalya indicada como sede, enquanto a Austrália abre mão de ser anfitriã e assumirá um papel de liderança nas negociações e nos eventos preparatórios, parte de um acordo anunciado por autoridades presentes na COP30. As informações foram noticiadas em veículos internacionais, entre eles The Guardian e Al Jazeera.
A decisão, fruto de um acordo entre governos, ainda precisará ser formalizada nos trâmites da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).
As reuniões preparatórias devem incluir encontros no Pacífico voltados a garantir que as prioridades das pequenas nações insulares sejam incorporadas à agenda, entre elas, a discussão sobre um possível fundo de resiliência para a região. A iniciativa dialoga com a proposta original da Austrália, que buscava dividir a condução do evento com esses países.
A COP31 deverá ocorrer em novembro de 2026, seguindo o calendário anual das conferências das partes.
Foto: Freepik
