Educação
Tocantins se destaca entre os estados com maior avanço na frequência escolar
Estado lidera ranking regional e figura entre os 10 primeiros do país no ensino médio e fundamental
O Tocantins apresentou desempenho expressivo nos indicadores de frequência escolar do ensino fundamental e do ensino médio, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado em dezembro. O estado manteve a liderança na Região Norte e alcançou a 5ª posição nacional no ensino médio e a 9ª no ensino fundamental.
No ensino médio, o Tocantins registrou 85,6% de taxa de frequência líquida, subindo duas posições em relação a 2024 e ficando bem acima da mediana nacional, de 59,1%.
Já no ensino fundamental, a taxa de frequência líquida foi de 42,9%, indicador que mede a proporção de estudantes de 6 a 14 anos matriculados na etapa adequada à idade. O resultado representa uma evolução de quatro posições no ranking nacional e supera a mediana brasileira, de 37,1%.
O avanço no ensino fundamental está diretamente ligado ao fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e municípios, estruturado a partir do modelo de educação de território adotado pelo Governo do Tocantins. Nesse contexto, o Profe nos Municípios, eixo do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), tem papel estratégico ao apoiar as redes municipais, especialmente do 2º ao 5º ano.

Coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a iniciativa envolve os 139 municípios tocantinenses, com ações integradas de apoio pedagógico, acompanhamento e incentivo à melhoria dos indicadores educacionais, incluindo repasse de recursos financeiros e premiações aos municípios que avançam nos resultados.
Para o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, os números confirmam a efetividade das políticas públicas adotadas no estado. “Os avanços registrados refletem um trabalho consistente, baseado em investimentos contínuos e no fortalecimento do regime de colaboração com os municípios, garantindo acesso, permanência e continuidade do percurso educacional dos estudantes”, afirmou.
Outras políticas também contribuem para o resultado, como a Bolsa Presente, Profe!, que oferece apoio financeiro a estudantes de escolas de tempo integral; a ampliação de cursos técnicos e profissionalizantes; a expansão das escolas de tempo integral e do Programa Jornada Escolar Ampliada.
Leia mais: No Tocantins, Paraíso garante destinação correta de resíduos sólidos em parceria com Porto Nacional
O estado também atua no enfrentamento da evasão escolar com ações como o Busca Ativa Escolar, que identifica e reintegra estudantes fora da escola, e o Programa de Recomposição das Aprendizagens, voltado ao suporte pedagógico de alunos com defasagens, especialmente após os impactos da pandemia da covid-19.
Com informações do Governo do Tocantins
