Saúde
SES-AM registra 4,5 mil atendimentos de urgência e emergência durante o feriado de Natal
Secretaria informa que 58% dos atendimentos foram de casos sem urgência, que podem ser feitos de casa, por meio do App Saúde AM Digital baixado no celular
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) registrou 4.495 atendimentos na rede estadual de urgência e emergência de Manaus durante o feriado de Natal, segundo dados do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges), por meio do aplicativo Saúde em Tempo Real.
Ao todo, 25 unidades estaduais funcionaram ininterruptamente, incluindo seis prontos-socorros, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), duas UPAs, sete maternidades e o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
Entre a zero hora e a meia-noite do dia 25 de dezembro, os prontos-socorros contabilizaram 102 atendimentos por acidentes de trânsito, sendo 78 envolvendo motocicletas e seis acidentes com carros. No mesmo período, as maternidades estaduais registraram 54 nascimentos e foram realizadas 72 cirurgias em especialidades como ortopedia, cirurgia geral, vascular e neurocirurgia.
Durante o feriado, a SES-AM também garantiu quatro remoções por UTI aérea de pacientes do interior para Manaus, assegurando acesso a atendimento especializado conforme a necessidade clínica.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que o plano operacional para o feriado garantiu o pleno funcionamento da rede.
“Passamos o Natal com nossas unidades em plena atividade. São mais de 21 mil profissionais a postos na capital e no interior entre Natal e Ano Novo”, afirmou.
Segundo a secretária executiva de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, os atendimentos ocorreram dentro da normalidade, com reforço no abastecimento de medicamentos, escalas de profissionais e monitoramento da capacidade instalada da rede.
Atendimento remoto
Do total de atendimentos registrados, 58% foram classificados como de baixa ou pouca urgência. Para esses casos, a SES-AM orienta o uso do aplicativo Saúde AM Digital, que permite consulta com clínico geral sem sair de casa. O serviço conta com dez mil médicos de plantão 24 horas, com tempo médio de espera inferior a 20 minutos.
Cirurgias no feriado
Mesmo durante o feriado, o mutirão Opera+ Amazonas manteve as cirurgias eletivas. No Hospital Delphina Rinald Abdel Aziz, foram realizadas 258 cirurgias em um único dia, incluindo procedimentos de catarata, dermatológicos, ginecológicos e gerais, além de ações em outras unidades da rede.
Roraima ganha destaque nacional em catálogo de turismo de observação de aves
Com Informaçoes da Agência Amazonas
