Economia
Sebrae propõe integração entre secretarias de assistência social e salas do empreendedor nos municípios
Ação visa contribuir para ampliar oportunidades à população inserida no CadÚnico
Foto: Maicon Felipe/Sebrae
Integrar as ações das secretarias municipais de Assistência Social e das salas do empreendedor. Esta é uma das propostas apresentadas pelo Sebrae, nesta segunda-feira (24), no Encontro Nacional de Ouvidorias da Assistência Social, em Brasília. O objetivo da iniciativa é possibilitar que as mais de 94 milhões de pessoas que estão inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal tenham mais oportunidades de trabalho e possam superar a situação de pobreza.
“Temos falado sobre a importância da aproximação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, as salas do empreendedor, com a Secretaria de Assistência Social, e os CRAS (Centros de Referência da Assistência Social)”, destacou a analista de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Helena Rego
A analista afirmou que este é um caminho que vem sendo incentivado junto aos gestores e que tem possibilitado a emancipação e a melhoria de vida das famílias mais vulneráveis. De acordo com pesquisa publicada pelo Sebrae, mais de 4,6 milhões de pessoas do Cadastro Único são microempreendedoras individuais – cerca de 2,5 milhões se formalizaram após entrarem no CadÚnico.
O coordenador-geral de Articulação e Desenvolvimento de Programas e Ações de Apoio ao Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Eduardo Dalbosco, explicou que o programa Acredita no Primeiro Passo já possibilitou a capacitação de mais de 560 mil pessoas, a conexão com diversas empresas e a disponibilização de cerca de R$ 1,7 bilhão em microcrédito.
“Procuramos fazer uma articulação entre os governos para mobilizar as pessoas sobre as possibilidades de aumento de renda. É uma forma de combater a pobreza e a desigualdade pela ocupação produtiva”, ressaltou Eduardo Dalbosco, coordenador-geral de Articulação e Desenvolvimento de Programas e Ações de Apoio ao Empreendedorismo do MDS.

Foto: Portal Gov
Parceria entre Sebrae e MDS
Assinado em 2023, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Sebrae visa à integração de esforços para uma atuação articulada na promoção socioeconômica de famílias em vulnerabilidade social. Entre as ações previstas está o compartilhamento de informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e do Programa Bolsa Família para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre os pequenos negócios para o aprimoramento de políticas públicas.
Leia também: Empreendedoras fortalecem a economia da Amazônia com inovação sustentável e abertura de mercados
Fonte: Agência Sebrae
