MENU
Buscar

19ª Usina da Paz em Barcarena (PA) será entregue na próxima segunda-feira

Nova unidade deve atender mais de 126 mil moradores com mais de 70 serviços gratuitos em saúde, educação, cidadania e lazer

A 19ª Usina da Paz será inaugurada na próxima segunda-feira (15/12) em Barcarena, ampliando a oferta de mais de 70 serviços gratuitos em saúde, educação, cidadania, assistência social, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer para mais de 126 mil moradores. A nova unidade, localizada na Rodovia da Integração, no bairro Zita Cunha, será a terceira instalada na região Tocantins e integra o programa Territórios Pela Paz (TerPaz), que já contabiliza mais de 11,1 milhões de atendimentos desde 2021 em todo o Pará.

A estrutura moderna foi construída em parceria entre o governo do Estado e a empresa Hydro, com obras iniciadas em julho de 2023. A entrega marca mais uma fase de expansão do programa, que já conta com 18 complexos em funcionamento e outros 18 em construção em diferentes municípios.

Estrutura da Usina da Paz

Usina

A UsiPaz Barcarena é composta por dois prédios principais — Assistência e Usina — equipados para atender demandas diversas da população. Entre os ambientes, estão consultórios médicos e odontológicos, salas para emissão de documentos, cursos profissionalizantes, apoio social e múltiplos espaços comunitários. O complexo também inclui ginásio poliesportivo, piscina, quadra aberta, salas de dança, laboratórios de informática, bibliotecas, cozinhas pedagógicas, salas de estudo, teatro, praça multicultural e até uma estação de tratamento de esgoto.

A secretária de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, destacou o impacto regional da nova unidade:
“A Usina da Paz chega para fortalecer a relação entre Estado e comunidade. Aqui, as famílias vão ter acesso a serviços que transformam realidades e ampliam oportunidades. A região Tocantina ganha muito com essa entrega”, afirmou.

Moradora de Barcarena e integrante da equipe de segurança do trabalho da obra, Socorro Batista Ferreira, 54, descreveu o sentimento do bairro:
“Os moradores estão em uma expectativa muito grande. Alguns serviços que vão ter aqui nós ainda não temos. Para mim, como trabalhadora daqui, é sensação de dever cumprido e de ver oportunidades chegando para muita gente”.

A mesma empolgação é vivida por Marcilene Amorim, 43, que trabalha nos serviços gerais do complexo.
“É uma satisfação estar aqui nessa usina maravilhosa. Muitos jovens vão fazer cursos e esportes. Eu quero estar na inauguração, porque é uma alegria enorme ver a cidade se alegrando com essa grande obra”, disse.

Usina

Atualmente, o Estado possui 18 Usinas da Paz em funcionamento — cinco em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e 13 distribuídas pela Região Metropolitana e interior, incluindo Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Capanema, Capanema, Bragança, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Moju, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

20251211155238 GF00025852 F00477521

Outros 18 complexos estão em construção em municípios como Altamira, Cametá, Paragominas, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Breves, Salinópolis e no distrito de Icoaraci, em Belém. Novas unidades também devem ser anunciadas em breve.

Com Informações da Agência Pará