MENU
Buscar

Novo PPB corrige regras e dá segurança à produção de ar-condicionado no PIM, avalia presidente da Fieam

Para Antonio Silva, novas regras resolvem problemas técnicos relacionados aos motocompressores

Foto: Divulgação Fieam

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, avalia que a atualização do Processo Produtivo Básico (PPB) dos condicionadores de ar na Zona Franca de Manaus, publicada na Portaria Interministerial MDIC/MCTI nº 156, na terça-feira (30), corrige regras que estavam desalinhadas com a realidade produtiva do Polo Industrial de Manaus (PIM) e traz segurança jurídica para a continuidade dos investimentos no setor.

As novas regras contidas na Portaria, nas palavras do dirigente, modernizam as etapas de fabricação exigidas para acesso aos incentivos da ZFM e resolvem problemas técnicos, principalmente relacionados aos motocompressores. Para ele, as exigências anteriores dificultavam a operação das fábricas e geravam insegurança para as empresas.

O presidente também avalia que a revisão ajusta critérios de pontuação e prazos de nacionalização, tornando as regras mais viáveis para a indústria local e evitando impactos negativos na competitividade dos produtos fabricados no Amazonas.

“Esse alinhamento garante segurança jurídica e mantém a competitividade dos condicionadores de ar produzidos na Zona Franca de Manaus frente ao mercado internacional”, disse.

“Ao redefinir os critérios para a fabricação de componentes críticos, como os compressores de velocidade variável (inverter), a portaria promove um adensamento produtivo racional e sustentável”, completou.

O dirigente destacou ainda a atuação do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmando que a condução do MDIC foi decisiva para a revisão do PPB e para o atendimento das demandas da indústria do Amazonas.

Com informações da assessoria

 

Leia também: Nova portaria redefine PPB de ar-condicionado tipo split na Zona Franca de Manaus