Mato Grosso
Mato Grosso e empresa Rumo inauguram trecho inicial da 1ª Ferrovia Estadual
Com investimento de R$ 5 bilhões, primeiro trecho contempla com 162 km entre Rondonópolis e Dom Aquino
O Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo inauguraram, neste sábado (20), o primeiro trecho da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso. Com 162 quilômetros de extensão, o trajeto liga os município de Rondonópolis ao terminal ferroviário da BR-070, em Dom Aquino, somando R$ 5 bilhões em investimentos nesta primeira etapa. Iniciadas em novembro de 2022, as obras mobilizaram mais de 65 empresas e cerca de 5 mil trabalhadores, além de gerar outros 800 empregos diretos e indiretos focados exclusivamente na construção do terminal.
Considerada a maior ferrovia em execução no Brasil, o projeto terá 740 quilômetros de extensão quando concluído, conectando os municípios de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por 16 municípios mato-grossenses e com ramal previsto para Cuiabá.
Durante a entrega, o governador Otaviano Pivetta destacou o papel do Governo de Mato Grosso na criação das condições para o desenvolvimento econômico do Estado.

“Mato Grosso é um exemplo do que o Brasil pode fazer. Enquanto a Rumo construiu 162 quilômetros de ferrovia, nós vamos concluir mais de 7 mil quilômetros de asfalto novo nas rodovias estaduais até o final do ano. Investimos R$ 28 bilhões em infraestrutura para melhorar a vida do nosso povo”, afirmou.
As obras inauguradas devem contribuir para o desenvolver e aumentar a competitividade do agronegócio mato-grossense. Elas ampliam a extensão do principal corredor ferroviário para a exportação de grãos produzidos no estado e também devem reduzir o custo do transporte e a sobrecarga das rodovias.

Autoridades presentes | Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou a importância da ferrovia para a competitividade da produção brasileira.
“Essa ferrovia liga Mato Grosso ao Porto de Santos, reduzindo custos logísticos e aumentando a competitividade da produção brasileira. A ferrovia melhora o transporte, ajuda o meio ambiente, reduz custos e impulsiona o desenvolvimento econômico do país”, disse.
A cerimônia contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, entre elas senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos da região, empresários, representantes do setor produtivo e outras lideranças.
