MENU
Buscar

COP30: termo de compromisso é firmado para fortalecer ações nas Reservas Extrativistas

Foi assinado nessa terça-feira, 18, na Green Zone, o termo de cooperação técnica firmado entre Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).

O Estado conta com 16 municípios distribuídos em 14 Reservas Extrativistas (Resex) no litoral paraense, e o novo termo de compromisso entre a Sedap e o Instituto Mamirauá tem como foco fortalecer o manejo participativo, incentivar o desenvolvimento econômico sustentável e apoiar ações como o transporte sustentável do caranguejo e a capacitação de moradores das Resex — desde a extração até a venda. Em agosto, as instituições já haviam realizado uma feira do caranguejo em Soure, no Marajó, como parte das ações conjuntas.

O termo estabelece ainda o aprimoramento de projetos voltados à conservação da biodiversidade, manutenção de estoques de carbono em áreas alagáveis da Amazônia e o desenvolvimento de um caminho participativo e moderno para o futuro dos manguezais amazônicos.

Leia Também: Hospital Delphina Aziz (AM) vai compor rede nacional de hospitais e serviços inteligentes do SUS 

Comunidades que vivem e trabalham em reservas extrativistas

Reservas

O diretor de pesca da Sedap, Orlando Lobato, explicou que a parceria une pesquisa científica, conhecimento técnico e gestão compartilhada. Segundo ele, o Instituto Mamirauá financiará recursos para ampliar aa qualidade de vida ds comunidades que vivem e trabalham nas áreas de manguezais e nas reservas extrativistas.

O diretor-geral do Instituto Mamirauá, João Valsecchi, destacou que a cooperação é essencial no contexto das mudanças climáticas e do desenvolvimento regional de políticas públicas. Para ele, a união entre um órgão responsável por políticas públicas e um instituto de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia garante conhecimento técnico como base para ações eficazes no território.

Por Gabriele Oliveira, estagiária de jornalismo, sob a supervisão de Francisco Gomes

Com informações da Agência Pará