Economia
Turismo francês impulsiona capacitação de empreendedores para o Réveillon 2026 em Macapá
Capacitação ocorre nesta sexta-feira (26), em Macapá, e prepara trabalhadores para atender turistas durante festejos de fim de ano
Com a alta temporada de turistas franceses em Macapá durante o Réveillon do Amapá 2026, o Governo do Estado realiza um workshop para ensinar noções básicas de conversação em francês a empreendedores que irão atuar na programação do evento. A capacitação acontece nesta sexta-feira, 26, das 8h às 11h, na Casa do Artesão Amapaense.
O treinamento intensivo será ministrado pelo Centro Cultural Franco Amapaense e deve atender cerca de 300 pessoas, entre empreendedores do entorno da Fortaleza de São José de Macapá, trabalhadores do Espaço Sabores do Amapá, artesãos, integrantes da economia solidária e credenciados pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).
Segundo o secretário da Sete, Marcelino Flexa, o objetivo é melhorar o atendimento ao público estrangeiro e impulsionar as vendas durante o Réveillon. “Todo esse público estará expondo e comercializando produtos e serviços durante a programação. Saber se comunicar, explicar o produto e entender o que o turista deseja, mesmo com noções básicas de francês, vai ajudar muito nas vendas”, destacou.
O Workshop de Atendimento ao Público Francês marca o início de uma parceria entre o Governo do Estado e o Centro Cultural Franco Amapaense, voltada à formação de empreendedores populares, artesãos e grupos da economia solidária ao longo de 2026.
Leia mais: Suframa realiza workshop sobre gestão de riscos, transparência e integridade na administração pública federal
O Amapá virou
O Réveillon 2026 traz o conceito “O Amapá virou. E você faz parte disto”, simbolizando a nova fase do estado, marcada pelo crescimento econômico e pela aprovação de 70% da população, segundo a última pesquisa pós-Expofeira. Organizado pela iniciativa privada em parceria com o Governo do Estado e com apoio político institucional, o evento busca ampliar a projeção nacional e internacional do Amapá, consolidando-o como vitrine cultural e turística no fim do ano.
Com Informações da Agência Amapá
