Serviços
GOL encerra voos diretos entre Manaus e Bogotá a partir de fevereiro de 2026
Rota internacional, iniciada em abril, será descontinuada após decisão de ajustes na malha aérea
A GOL Linhas Aéreas anunciou que encerrará, em 23 de fevereiro de 2026, a rota direta entre Manaus e Bogotá, na Colômbia. O serviço havia sido iniciado em abril deste ano e a informação foi divulgada em comunicado oficial publicado no site da companhia. Segundo a empresa, a decisão faz parte de ajustes em sua malha aérea.
Até então, a rota era operada com duas frequências semanais, utilizando aeronaves Boeing 737 MAX 8, com capacidade para 176 passageiros. A companhia informou que os clientes que já adquiriram passagens poderão optar pela reacomodação conforme as alternativas oferecidas, remarcação da viagem ou solicitação de crédito ou reembolso.
Quando foi lançada, a ligação entre Manaus e Bogotá tinha como proposta ampliar as conexões internacionais. Por meio de parcerias com a Avianca, passageiros poderiam seguir para outros destinos na Colômbia, como Cartagena, Medellín e San Andrés, além de cidades como Cidade do México, Miami, Orlando e Nova York.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicam que a rota apresentou baixa taxa de ocupação. Em novembro, a média foi de 63% no sentido Manaus–Bogotá e de 44% no trecho inverso. Em outubro, a ocupação média registrada foi de 25%.
Outro fator relevante é a operação da mesma rota pela Avianca, companhia que integra o mesmo grupo empresarial da GOL. A empresa colombiana pode ser uma das opções oferecidas aos passageiros que optarem por remarcar seus voos.
Com informações da assessoria
