Economia
Feriado de São Sebastião fecha agências do INSS em mais de 90 municípios nesta terça-feira (20)
Atendimento presencial é suspenso em cidades de todas as regiões, mas serviços digitais seguem funcionando normalmente
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não funcionam presencialmente nesta terça-feira (20/1) em mais de 90 municípios brasileiros por conta do feriado municipal do Dia de São Sebastião. A data é celebrada em cidades que têm o santo como padroeiro, incluindo as capitais Rio de Janeiro (RJ) e Boa Vista (RR).
Apesar da suspensão do atendimento presencial, os canais remotos do INSS seguem operando normalmente, como o aplicativo Meu INSS e a Central Telefônica 135, que disponibilizam mais de 100 serviços, entre agendamentos, requerimentos e consultas de benefícios.
Nordeste concentra maior número de municípios
A Região Nordeste reúne a maior parte das cidades com agências fechadas. Na Bahia, seis municípios suspendem o atendimento, assim como Pernambuco, Ceará e Maranhão, com cinco ou seis cidades cada. Também há interrupções em municípios de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí.
No Sudeste, Minas Gerais e São Paulo lideram em número de municípios afetados, com 18 cidades cada. No Rio de Janeiro, além da capital, outras quatro cidades não terão atendimento. O Espírito Santo registra duas localidades com ponto facultativo.
Leia mais:
- INSS divulga calendário de pagamentos para 2026
- Confira o calendário oficial de feriados nacionais e pontos facultativos em 2026
No Norte, não haverá funcionamento de agências em municípios do Pará, Roraima e Tocantins, incluindo Boa Vista, Altamira e Parauapebas. Já no Sul, cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul adotam ponto facultativo. No Centro-Oeste, apenas municípios de Goiás aderem à suspensão.
A lista completa das cidades onde 20 de janeiro é feriado municipal e as agências do INSS não abrem pode ser consultada no site oficial do Instituto.
Com Informações da Agência Gov
