MENU
Buscar

David Almeida admite conversas sobre candidatura ao Governo e confirma candidatura da filha

Durante abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Manaus, prefeito fez balanço da administração

Foto: Divulgação/Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), admitiu nesta segunda-feira (09/02) que mantém conversas sobre uma possível candidatura ao Governo do Amazonas em 2026, mas evitou assumir um projeto eleitoral imediato. A declaração foi dada na abertura dos trabalhos legislativos de 2026 da Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde também confirmou a candidatura da filha, Aryel Almeida, a deputada federal, e fez um balanço das ações da gestão.

“As conversas vão evoluir. E se evoluírem, eu vou anunciar para vocês”, afirmou. “É uma possibilidade. Não é uma realidade. Nós não trabalhamos para isso. Nós não estamos pensando em eleição”, destacou. O prefeito abriu os trabalhos legislativos com a leitura da Mensagem Governamental e do Plano de Metas da gestão.

As declarações ocorrem dias após manifestações públicas de apoio de aliados. Em evento partidário na sexta-feira (6), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse que David “será o próximo governador do estado do Amazonas”.

David Almeida admite conversas sobre candidatura ao Governo e confirma candidatura da filha

O presidente nacional do Avante, deputado federal Luís Tibé (MG), também declarou apoio a um eventual projeto eleitoral.

Apesar das manifestações, David Almeida adotou cautela e lembrou que, caso decida disputar o governo, precisará renunciar ao cargo até abril, conforme a legislação eleitoral. “A fala do presidente do PDT e do presidente do Avante vai no sentido de uma candidatura, que é uma possibilidade. Hoje, afirmo, não é uma realidade”, disse.

Distanciamento de Omar e candidatura de Aryel

O distanciamento político entre David Almeida e o senador Omar Aziz (PSD), antes aliado, também alimentou especulações sobre candidatura própria. O rompimento ocorreu após divergências sobre a composição de uma chapa majoritária, incluindo a recusa de Omar em aceitar a médica Aryel Almeida como candidata a vice-governadora.

Durante a agenda, David confirmou que Aryel Almeida será candidata a deputada federal pelo Avante nas eleições de outubro. O anúncio foi feito oficialmente pelo deputado Luís Tibé durante a posse do secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, na presidência do PDT no Amazonas.

“O que ficou definido no final de semana é que a doutora Aryel Almeida vai ser candidata a deputada federal pelo Avante, juntamente com os nossos parceiros, Jesus Alves e outros que estão chegando para se somar aos quadros do Avante”, afirmou.

Braga e a Reforma Tributária

David Almeida chegou ao plenário acompanhado do senador Eduardo Braga (MDB), a quem definiu como “um dos senadores mais influentes da República”.

David Almeida admite conversas sobre candidatura ao Governo e confirma candidatura da filha

“A sua atuação foi de fundamental importância para o nosso modelo de desenvolvimento, que é o Polo Industrial de Manaus. Hoje eu estava participando da primeira reunião do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) da Reforma Tributária, que foi relatada por Vossa Excelência, e sob sua influência, 13 capitais brasileiras compõem esse Comitê, da Frente Nacional dos Prefeitos. Sob sua égide, Manaus está entre essas 13 capitais brasileiras”, disse o prefeito.

Relação com o interior

Questionado sobre a viabilidade eleitoral no interior, David Almeida afirmou que o trabalho da capital tem alcance estadual, e atribuiu às redes sociais o reconhecimento de sua gestão.

“O trabalho de Manaus reverbera no interior. Todo mundo tem rede social. E a rede social é muito acessada no interior. Para a questão de ser conhecido, eu fui candidato a governador em 2018. Tive mais votos no interior do que na capital. E eu não tinha a curva de conhecimento que tenho hoje. Mas reafirmo: com relação à candidatura, ela não é uma realidade. Se for, eu vou comunicar”, disse.

Balanço da gestão

Na sessão solene, o prefeito apresentou um balanço das ações da prefeitura e destacou avanços em áreas como saúde, transporte, meio ambiente e habitação. Segundo ele, a gestão realizou cerca de 1,4 mil licitações após o período emergencial da pandemia, o que teria gerado “economia de R$ 2,5 bilhões” — número citado sem detalhamento ou comparação de base.

“Uma das coisas que eu mais me orgulho é que, em cinco anos, nós não temos acusação nenhuma de desvio. Somos uma gestão limpa. Eu ando de cabeça erguida pelo trabalho que nós fazemos”, disse o prefeito.

David Almeida admite conversas sobre candidatura ao Governo e confirma candidatura da filha

Na área da saúde, afirmou que a cobertura da atenção primária passou de 47% para 92% até 2026. Ele informou, ainda, que a prefeitura pretende avançar para a média e alta complexidade com o primeiro Hospital Municipal. “Ainda precisamos de audiência pública e licitação, mas entre abril e maio devemos lançar a pedra fundamental do hospital da zona oeste, no Parque Mosaico”, afirmou.

Na área ambiental, anunciou a inauguração do primeiro aterro sanitário municipal, com tratamento de solo, proteção do lençol freático e reaproveitamento do chorume após tratamento.

No transporte coletivo, destacou a ampliação da frota com ar-condicionado, de 6% para 47%, e ressaltou a ausência de greves em seu mandato. “Em quatro anos, pela primeira vez, não tivemos uma greve do transporte coletivo”, disse.

O prefeito disse também que negocia uma renovação de acordo com o Governo do Amazonas para o passe livre estudantil, que atualmente é arcado integralmente pela prefeitura. “Acredito que nos próximos dias iremos renovar o convênio para que os alunos da rede estadual possam continuar estudando tranquilamente”, comunicou.

Leia também: Empresa vai investir R$ 208 milhões para produzir urnas eletrônicas em Manaus