Meio Ambiente
1º Encontro ZFM+ESG oficializa cooperação entre Suframa e Unicef
Encontro ocorreu em parceria com o Cieam
A Suframa colocou em pauta, na manhã desta quinta-feira (27/11), um debate amplo sobre sustentabilidade no Polo Industrial de Manaus (PIM) ao promover o 1º Encontro ZFM+ESG: Jornadas Sustentáveis na Amazônia. Realizado no auditório da Autarquia e organizado em parceria com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), via Comissão ESG, o encontro reuniu representantes de empresas e instituições para discutir como o PIM tem incorporado práticas ambientais, sociais e de governança à sua rotina produtiva.
Logo no início do evento, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reforçou que a pauta ESG se consolidou como uma diretriz empresarial de alcance global e explicou que a Autarquia definiu como meta ampliar, em até dois anos, a adesão de empresas ao programa ZFM+ESG.
Leia também: ESG no coração da floresta: indústrias de Manaus unem produção, responsabilidade e futuro
Hoje, 37 indústrias já participam da iniciativa, mas a expectativa é alcançar 70% das companhias instaladas no polo. Para Saraiva, as visitas frequentes às linhas de produção permitem à equipe técnica conhecer melhor a realidade empresarial e ajudam a disseminar boas práticas, como o gerenciamento correto de resíduos sólidos. Ele avaliou ainda que a repercussão do encontro deve estimular novas empresas a se engajarem no programa.
Ao comentar os reflexos sociais das ações de sustentabilidade, Saraiva lembrou que as transformações começam dentro das fábricas e tendem a se espalhar para além dos muros industriais. Ele citou experiências próprias, mencionando que hábitos simples aprendidos no ambiente fabril, como evitar o desperdício de água ou manter lâmpadas desligadas quando não necessário, acabaram sendo adotados em seu bairro, o Morro da Liberdade, e até pela Escola de Samba Reino Unido.
A mesa de abertura contou também com o presidente executivo do Cieam, Lúcio Flávio Oliveira, que elogiou a postura da Suframa ao estimular, e não impor, a adoção de práticas ESG. Para ele, o PIM tem potencial para se tornar o primeiro polo industrial do planeta a aderir de forma integral ao ESG, assim como já foi referência nacional ao implementar totalmente a certificação ISO 9000.
Também participaram a coordenadora da Comissão ESG do Cieam, Régia Moreira Leite, e o chefe da Área de Água, Saneamento, Higiene e Emergências da Unicef, Gregory Bulit.
Um dos destaques da cerimônia foi a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Suframa e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O documento estabelece cooperação voltada à promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens na Amazônia. A parceria inclui estímulo a projetos de responsabilidade social corporativa, ampliação do intercâmbio de estudos socioeconômicos e fortalecimento de ações sociais alinhadas ao programa ZFM+ESG.
Ao longo do dia, três mesas-redondas organizaram o debate por eixos temáticos. A primeira delas concentrada no tema ambiental trouxe a gerente sênior de RH e ESG da Visteon Brasil, Silvana Aquino, e a CEO da Tutiplast, Mariana Barrella, que detalharam iniciativas de gestão de resíduos, eficiência energética, descarbonização e projetos ligados à bioeconomia.
Na sequência, o foco voltou-se para a área social, com participações do supervisor de Novos Projetos e Laboratório de Qualidade da Impressora Amazonense (Impram), Wendel Santos, e do diretor de RH da Bemol, Cleyton Domingues, que compartilharam experiências de impacto comunitário, diversidade, inclusão e políticas de bem-estar interno.

A última mesa, dedicada ao eixo de governança e mediada pelo superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, reuniu a CEO da Navegam LOG, Michelle Guimarães, e a head de ESG da DD&L, Fernanda Rios.
Além das mesas de debate, o encontro teve espaço para os chamados Painéis Soluções, voltados à apresentação de ferramentas e tecnologias que podem auxiliar as empresas na implantação de práticas ESG.
No primeiro painel, falaram a presidente da APAE Manaus, Ione Tôma; a presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu; e a diretora administrativa e psicóloga da Clínica Pais e Filhos, Daniela Burlamaqui Gomes.
O segundo painel reuniu o diretor-presidente da Energin, Afonso José de Araújo Filho, e o diretor de projetos da Amazônia B, Bellmond Viga, com demonstrações de soluções tecnológicas voltadas à sustentabilidade no PIM.
