Economia
Conta de luz deve subir em média 5,4% em 2026, aponta projeção
Alta nas tarifas residenciais será puxada por custos de transmissão, com reajustes maiores previstos para consumidores
As tarifas residenciais de energia elétrica devem registrar aumento médio de 5,4% em 2026, segundo projeção da TR Soluções, com base nos procedimentos de regulação tarifária aplicados às distribuidoras em todo o Brasil. As variações, no entanto, não serão uniformes e podem ir desde reduções de até 22% até aumentos superiores a 30%, a depender da área de concessão.
Por região, os consumidores do Sul devem enfrentar o maior reajuste médio, estimado em 9,81%, seguidos pelos do Sudeste (7,69%), Norte (3,65%), Centro-Oeste (1,41%) e Nordeste (0,3%). De acordo com a TR Soluções, o principal fator de pressão sobre as tarifas é o aumento dos custos de transmissão, que deve registrar um acréscimo relevante no próximo ciclo tarifário.
Custos de transmissão e mudanças regulatórias influenciam reajustes
Segundo o diretor de Regulação da TR Soluções, Helder Sousa, a previsão reflete as tarifas de transmissão já definidas para o ciclo 2025/2026, com aumento médio de 12% para consumidores atendidos por concessionárias que passam por reajuste no primeiro semestre, enquanto as empresas com revisão no segundo semestre devem ter elevação menor.
Por outro lado, a receita fixa de energia de reserva deve cair quase R$ 2 bilhões com o encerramento do suprimento da maioria dos contratos do chamado leilão emergencial, realizado para enfrentar a crise hídrica de 2021. Já os custos do serviço de distribuição e de compra de energia tendem a crescer, em média, abaixo da inflação, em razão da ampliação da cobrança do subsídio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) à geração distribuída para consumidores livres.
Além disso, consumidores do mercado livre devem ter um acréscimo estimado de cerca de R$ 10 por megawatt-hora (MWh) ao participarem do rateio dos custos da energia nuclear, mudança prevista na Lei nº 15.235/2025. Esses fatores, combinados, ajudam a explicar o comportamento projetado das tarifas de energia elétrica para 2026.
Notícias Relacionadas
- Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro de 2026
-
Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro
Com Informações da Eixos
