MENU
Buscar

Confiança do empresário industrial fecha 2025 abaixo de 50 pontos e indica pessimismo persistente

ICEI recua em dezembro e encerra o ano em terreno negativo, aponta CNI.

Foto: Shutterstock

A confiança do setor industrial brasileiro voltou a cair. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou queda de 0,3 ponto em dezembro e fechou 2025 em 48 pontos, segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional da In­dús­tria (CNI) nesta quinta-feira (11/12). O resultado interrompe três meses de alta e mantém o indicador abaixo da linha de 50 pontos, limite que separa confiança de falta de confiança.

De acordo com a CNI, a combinação de juros elevados e desaceleração da economia influenciou o pessimismo. A expectativa de cortes na Selic em 2026 pode ajudar na recuperação do indicador.

“As taxas de juros elevadas, assim como a piora no desempenho da economia ao longo do ano, tiveram forte influência sobre o pessimismo dos empresários”, afirmou Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.

Condições atuais seguem negativas e expectativas voltam a cair

A retração do ICEI em dezembro foi disseminada entre todos os seus componentes.
O Índice de Condições Atuais recuou 0,5 ponto, passando de 44,3 para 43,8 pontos, sinalizando que os empresários percebem piora tanto na economia quanto nas próprias empresas.

A avaliação das condições das empresas caiu 0,7 ponto, para 46,2 pontos. Já a percepção sobre a economia brasileira variou pouco, mas permanece fortemente negativa: alta de apenas 0,1 ponto, para 39,1 pontos.

O Índice de Expectativas encerrou dezembro com 50 pontos, interrompendo quatro altas consecutivas. O indicador na linha divisória aponta que, para os próximos seis meses, os industriais não esperam nem melhora nem piora relevante.

As expectativas para a economia caíram 0,4 ponto, chegando a 42,9 pontos, enquanto as expectativas para as próprias empresas também recuaram, de 53,9 para 53,6 pontos.

Leia mais: Produção industrial reverte queda e sobe 0,1% em outubro, mostra IBGE 

Como o ICEI é calculado

A edição de dezembro do ICEI ouviu 1.120 empresas entre 1º e 5 de dezembro de 2025, sendo 466 pequenas, 412 médias e 242 grandes. O indicador combina percepção sobre o momento atual da economia e das empresas, além das expectativas para os seis meses seguintes.

Com Informações da Agência de Notícias da Indústria