MENU
Buscar

Brasil tem plano de descarbonização industrial aprovado e prevê US$ 250 milhões em projetos

Plano apoiará projetos de baixa emissão de carbono em setores responsáveis por 65% das emissões industriais do País

Foto: Divulgação/Gov

O Brasil tornou-se um dos primeiros países entre os sete selecionados a ter seu Plano de Investimento aprovado pelo Climate Investment Funds (CIF) para o Programa de Descarbonização Industrial. Anunciada no último dia 17, a proposta coordenada pelo Ministério da Fazenda prevê um aporte de US$ 250 milhões em projetos de descarbonização, com potencial para mobilizar mais de US$ 3 bilhões em cofinanciamentos, incluindo US$ 1,36 bilhão do setor privado.

Os recursos em parceria do Ministério de Minas e Energia (MME), o BNDES, o BID, o BID Invest, o Banco Mundial e a IFC, serão direcionados aos setores de ferro e aço, cimento, produtos químicos e fertilizantes, responsáveis por aproximadamente 65% das emissões industriais do País.

Dentro da estratégia, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), atua como articulador da agenda, em articulação com outros órgãos federais e bancos multilaterais de desenvolvimento.

A secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Julia Cruz, comemorou a aprovação afirmando que ela representa um avanço na estratégia que busca de acelerar a transformação da indústria brasileira. “É assim que transformamos metas climáticas em investimento, em emprego verde e em competitividade para a indústria nacional, num cenário internacional cada vez mais exigente em sustentabilidade”, afirma.

A estratégia apoiará processos produtivos de baixa emissão de carbono, projetos de eficiência energética e o desenvolvimento de clusters e infraestruturas industriais voltados à descarbonização. A implementação ocorrerá por meio da Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica (BIP), que apoiará a formação e a seleção da carteira de projetos.

Intensidade energética

A iniciativa vai ampliar o acesso a financiamento para setores de maior intensidade energética, promovendo a redução de emissões, a atração de investimentos, a geração de empregos verdes e o fortalecimento da competitividade da indústria brasileira.

Estimativas apontam que os projetos apoiados poderão evitar a emissão de 1,2 milhão de toneladas de dióxido de carbono equivalente por ano. A iniciativa também deverá ampliar o uso de energias renováveis na indústria, estimular práticas de economia circular e contribuir para a geração de empregos alinhados à transição para uma economia de baixo carbono.

Fonte: Agência Gov