Economia
Banco Central lança serviço para barrar abertura de contas falsas
A proteção abrange a abertura de conta corrente, poupança e conta de pagamento pré-paga e a inclusão como titular ou representante nessas contas
O Banco Central lançou no dia 1º de dezembro de 2025 o BC Protege+, serviço gratuito que permite que pessoas e empresas comuniquem ao sistema financeiro que não desejam a abertura de conta ou sua inclusão como titular ou representante em contas.
A proteção se aplica a contas de depósitos à vista, contas de depósitos de poupança e contas de pagamento pré-pagas, bem como a inclusão de titular ou representante nessas contas. Ela vale para todas as novas aberturas de contas, inclusive na mesma instituição ou conglomerado que o CPF ou o CNPJ já tenha conta.
Vale destacar que o BC Protege+ não substitui outras medidas de segurança dado que o sistema é uma camada extra de proteção. As instituições financeiras devem continuar verificando a identidade dos clientes e a autenticidade das informações, inclusive para atender ao disposto na Resolução Conjunta nº 6 de 23/5/2023.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo discutidas entre vários órgãos públicos e participantes do sistema financeiro, sendo que o principal objetivo da ferramenta é reforçar a segurança contra fraudes com uso de identidade falsa no Sistema Financeiro Nacional.
Acesso pelo cidadão
Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode ativar a proteção. Para acessar o serviço, é preciso ter conta gov.br nível prata ou ouro com a verificação em duas etapas habilitada.
O BC Protege+ estará disponível no site do BC, dentro da área logada do Meu BC no site do Banco Central (www.bcb.gov.br/meubc), seguindo: “Serviços > Cidadão > Meu BC. Dentro do sistema, é possível ativar ou desativar a proteção a qualquer momento.
Como funciona
- a instituição financeira não pode abrir a conta nem incluir o correntista como titular ou representante numa conta.
- a instituição financeira deve avisar o cidadão que a proteção está ativada.
- O cidadão precisa desativar o serviço, se quiser seguir com a contratação.
- Acesse a área logada do Meu BC no site do Banco Central em: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
- Entre com sua conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas.
- Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
- Na tela principal, escolha ativar a proteção.
- Acesse a área logada do Meu BC no site do Banco Central em: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
- Entre com sua conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas.
- Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
- Na tela principal, escolha desativar a proteção.
- Escolha quanto tempo deseja manter a proteção desativada. Você pode desativar por tempo indeterminado ou escolher uma data para a proteção ser reativada automaticamente.
- O sócio ou o representante ou o colaborador devidamente cadastrado no módulo de empresas da plataforma Gov.br deve acessar a área logada do Meu BC no site do Banco Central em: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
- Entre com sua Conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas.
- Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
- Escolha a empresa em “Selecionar dados do titular” na tela principal.
- Em seguida, escolha ativar ou desativar a proteção. Se a empresa quiser abrir uma conta, todos os titulares e representantes precisam estar com seus CPFs com a proteção desativada
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Fonte: Banco Central
