MENU
Buscar

Amapá fortalece articulação nacional para atrair investimentos e ampliar exportações

O encontro ocorreu na segunda-feira (24/11), em Brasília, e reuniu secretários de todo o país para discutir ações integradas que impulsionem o comércio exterior

Foto: Rayanne Rodrigues/GEA

Em mais uma iniciativa que reforça as relações no âmbito nacional e internacional, o Governo do Amapá participou de uma reunião no Palácio do Planalto, conduzida pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira, 24, em Brasília. O encontro reuniu secretários de todo o país para discutir ações integradas de atração de investimentos e fortalecimento do comércio exterior.

Durante o evento, o Governo Federal anunciou o aumento da participação dos estados no Monitor de Investimentos, que passa a incluir projetos estaduais de infraestrutura, ampliando a transparência e a visibilidade das iniciativas regionais. Para a titular da Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional), Patrícia Ferraz, essa medida representa um grande avanço e traz novas perspectivas para o estado mais preservado do país.

“Estamos ampliando nossa participação nas ferramentas federais para atrair investimentos, fortalecer as exportações amapaenses e inserir cada vez mais o Amapá no cenário nacional, assim como no internacional”, destacou a gestora.7

A agenda incluiu ainda a entrega do Plano de Promoção da Cultura Exportadora do Amapá, elaborado em conjunto pelo Governo Federal, Amapá Internacional e mais de 30 instituições. O documento marca um novo ciclo para o desenvolvimento econômico do estado e sua inserção no mercado global.

Outro ponto abordado no encontro foi a “Janela Única de Investimentos”, plataforma prevista para entrar em funcionamento a partir de 2026 e que promete padronizar e simplificar os processos de entrada de investimentos no Brasil.

amapá

Foto: Foto: Rayanne Rodrigues

Ainda como parte das pautas, houve uma apresentação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre o andamento dos projetos financiados pela linha de crédito de R$ 11 bilhões, destinada ao desenvolvimento sustentável, à inovação e à infraestrutura logística nos estados.

Leia também: Mangueira inaugura loja oficial de produtos e informações no Amapá

Fonte: Agência de Notícias do Amapá