Economia
Carnaval deve impulsionar vendas e animar comércio no Amapá
Lojistas apostam no aumento do movimento e na retomada das vendas durante o período festivo
Com a proximidade do Carnaval, comerciantes do Amapá esperam aumento nas vendas e maior circulação de consumidores. O período é considerado um dos mais importantes do calendário para o setor, que aposta na movimentação típica das festas para melhorar o faturamento.
De acordo com lojistas, a expectativa é de crescimento na procura por itens como fantasias, acessórios, roupas e produtos ligados às comemorações. O fluxo maior de pessoas nas ruas e eventos também tende a favorecer bares, restaurantes e serviços.
O crescimento nas vendas reflete o aquecimento econômico impulsionado pelas manifestações culturais e pelo incentivo às atividades ligadas ao Carnaval, uma das maiores expressões populares do estado. Para os comerciantes, o período representa uma oportunidade estratégica para ampliar o faturamento e gerar empregos temporários, beneficiando trabalhadores, artesãos e pequenos empreendedores.
Segundo a empresária Dinalena Brandão, o Carnaval é essencial para a sustentabilidade do negócio e de toda a cadeia produtiva envolvida. “Fazemos uma curadoria bem antecipada para acompanhar o mercado carnavalesco e sempre sair na frente, visando proporcionar o melhor das tendências para nossas clientes. Investimos em peças modernas e esperamos obter sucesso nas vendas em mais essa edição do Carnaval, que tem sido cada vez mais um sucesso, com um público crescente”, afirmou.
Além de fomentar a cultura e o lazer, o Carnaval também se consolida como um importante motor econômico. A movimentação em lojas especializadas evidencia como a cadeia produtiva carnavalesca, que envolve vendedores, designers, artesãos e prestadores de serviços, ganha força neste período.
O Governo do Amapá destaca que o apoio aos eventos carnavalescos e à cultura popular contribui para estimular a economia criativa e gerar impactos positivos que vão além da folia. Em Macapá, vitrines coloridas e a busca por fantasias e acessórios mostram o clima de expectativa do comércio, que vê no Carnaval uma oportunidade de trabalho e crescimento econômico.
LEIA MAIS:
