MENU
Buscar

Concessionária Águas de Manaus usa tecnologia tipo Street View para mapear ruas e ampliar rede de esgoto

Sistema com câmeras e sensores percorreu ruas de todas as zonas da capital entre novembro e dezembro, sem interdição de vias

Fotos: Divulgação Águas de Manaus

Um levantamento topográfico inédito, realizado com o apoio de carros equipados com tecnologia semelhante à do Google Street View, foi concluído, este mês, em Manaus e vai orientar as próximas obras de implantação e ampliação da rede de esgotamento sanitário na capital. A ação utilizou um sistema automatizado de mapeamento urbano, adotado pela concessionária Águas de Manaus, capaz de registrar imagens e dados técnicos das vias sem necessidade de interdição de ruas ou impactos na rotina da população.

Durante o trabalho, os veículos percorreram bairros de todas as zonas da cidade, registrando uma espécie de “raio-x” das ruas. As câmeras e sensores embarcados permitiram identificar características como relevo, obstáculos físicos e condições do solo, informações consideradas estratégicas para avaliar a viabilidade de novas redes de esgoto e para planejar adaptações em sistemas já existentes. Todo o material coletado, no momento, está sendo processado e integrado aos bancos de dados da concessionária, que, posteriormente, divulgará relatórios.

A previsão, em novembro, era que mais de 500 quilômetros de vias fossem mapeados, de modo a tornar Manaus a primeira cidade da região Norte a utilizar essa tecnologia de ponta voltada especificamente ao esgotamento sanitário. O sistema combina câmeras de alta resolução com sensores a laser e foi desenvolvido por uma empresa dos Estados Unidos, marcando também a primeira aplicação dessa ferramenta em uma concessionária do grupo Aegea.

Concessionária Águas de Manaus usa tecnologia tipo Street View para mapear ruas e ampliar rede de esgoto

A iniciativa ocorre em um contexto marcado pelo crescimento urbano acelerado, a presença de áreas demasiadamente elevadas, o solo predominantemente arenoso e o surgimento constante de novas comunidades, as quais exigem soluções técnicas mais precisas para a expansão do saneamento. Segundo a Águas de Manaus, o mapeamento detalhado do território foi um dos fatores que contribuíram para que a cidade alcançasse 99% de cobertura de água tratada em 2023, e agora ganha uma nova dimensão com o foco na ampliação da coleta e do tratamento de esgoto.

“Quando a empresa iniciou as operações em Manaus, foi necessário mapear áreas de difícil acesso para compreender as particularidades sociais, climáticas e topográficas das comunidades que passaram a ser atendidas com abastecimento de água. Para ampliar o esgotamento sanitário em menos de dez anos, é fundamental atuar simultaneamente em ruas com características muito distintas”, explica Wendel Sousa, gerente de Engenharia da Águas de Manaus.

Leia também: Projeto transforma resíduos do pescado em biojoias e gera renda no Amapá