Meio Ambiente
Acre compartilha boas práticas na gestão florestal em evento sobre concessões na Amazônia
Julie Messias, secretária de Estado do Meio Ambiente do Acre, participa do evento "Concessões florestais no Brasil: construindo sinergias para a conservação da Amazônia" em Manaus, promovido pelo BID e Serviço Florestal Brasileiro, durante a Semana da Sustentabilidade 2024, para discutir estratégias de conservação e uso sustentável dos recursos florestais.
Para compartilhar as boas práticas do Acre na gestão florestal, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Julie Messias, participa, nesta terça-feira, 11, e quarta, 12, em Manaus (AM), do evento “Concessões florestais no Brasil: construindo sinergias para a conservação da Amazônia”.
Organizado em colaboração com o Serviço Florestal Brasileiro, o encontro é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do BID Invest, e transcorre de forma paralela à Semana da Sustentabilidade 2024, com o objetivo de identificar e promover as melhores estratégias para conservação e uso sustentável dos recursos florestais.
O encontro tem a presença dos secretários de meio ambiente dos estados da Amazônia Legal e outros participantes e visa fomentar observação ao compromisso com a redução do desmatamento, a melhoria das condições de vida das comunidades locais e o fortalecimento da economia, por meio das concessões de manejo e restauração de florestas.
Conforme a secretária, o evento oferece a oportunidade de reflexão sobre o progresso alcançado na gestão de florestas de diversos estados, na conservação do meio ambiente, no financiamento ambiental e a troca de experiências entre os governos estaduais e federal.
“A concessão florestal é uma ferramenta essencial para promover o uso sustentável dos recursos naturais. Com a implementação de concessões bem-estruturadas, podemos garantir a conservação dos ecossistemas, ao mesmo tempo em que incentivamos o desenvolvimento econômico responsável. Este evento é uma oportunidade para discutirmos e definirmos as melhores práticas para alcançar esses objetivos, com a participação de todos os setores envolvidos”, afirma.
A gestora participou do painel “15 anos das concessões florestais. O que aprendemos neste caminho?”, com a moderação de Gastón Astesiano, chefe da Janela Única de PPP do BID; e participação de Marco Antonio Lagos, secretário do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam-RO); Renato Rosemberg, diretor do SFB; Nilson Pinto, presidente do Ideflor; Evandro Muhlbauer, sócio-proprietário da Madeflora.
Fonte: Agência Acre
