MENU
Buscar

Hypera Pharma registra nova caneta de semaglutida produzida no Brasil

Farmacêutica teve projeto aprovado para nova fábrica no Polo Industrial de Manaus

Foto: Divulgação

A Hypera Pharma anunciou a chegada da sua nova caneta injetável de semaglutida sintética, marcando a entrada da farmacêutica brasileira em um dos segmentos mais disputados da indústria farmacêutica mundial.

Na quarta-feira (24), foi publicado na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) o protocolo oficial da marca Semavy, nome da caneta injetável desenvolvida pela companhia para o tratamento do diabetes tipo 2.

A publicação do protocolo é uma etapa que antecede o registro sanitário e a definição de preço do medicamento. Com isso, a Semavy avança no processo regulatório para chegar ao mercado brasileiro, em um momento de forte movimentação da indústria farmacêutica após o vencimento da patente da semaglutida no país, ocorrido em março deste ano.

A semaglutida é o princípio ativo utilizado em medicamentos como Ozempic e Wegovy, da Novo Nordisk. O composto pertence à classe dos agonistas do receptor GLP-1, utilizados no tratamento do diabetes tipo 2 e que ganharam popularidade mundial pelos efeitos associados à perda de peso.

WhatsApp Image 2026 06 25 at 10.47.15

Imagem: iStock

Em maio, a Anvisa aprovou o registro da Ozivy, da EMS, primeira caneta de semaglutida sintética autorizada no Brasil. Segundo dados divulgados anteriormente pela agência reguladora, diversos outros pedidos envolvendo medicamentos à base de semaglutida seguem em análise.

No caso da Semavy, a indicação inicial será para diabetes tipo 2. Até o momento, não há pedido protocolado para uso específico no tratamento da obesidade. Antes de chegar às farmácias, o produto ainda depende da conclusão das etapas regulatórias junto à Anvisa e da avaliação de preço pela CMED.

Produção nacional

Em abril deste ano, o grupo teve aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam) um projeto para implantação de uma nova fábrica no Polo Industrial de Manaus (PIM). A unidade será operada pela Brainfarma, empresa do grupo, com investimento estimado em R$ 81,8 milhões e instalação prevista na rodovia AM-010.

Segundo o projeto apresentado, a fábrica terá produção voltada a diferentes classes de medicamentos de uso humano, incluindo antibióticos, produtos à base de vitaminas e medicamentos hormonais, ampliando a presença da indústria farmacêutica na Zona Franca de Manaus e fortalecendo a estratégia de diversificação do Polo Industrial.