Economia
Governo do Amapá e Sebrae iniciam capacitação de empreendedores para o Carnaval 2026
Participação é obrigatória para credenciamento de vendedores que atuarão no Sambódromo de Macapá
O Governo do Amapá e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) iniciaram, nesta terça-feira (27), o ciclo de capacitações voltado a empreendedores que irão atuar durante o Carnaval 2026 no Sambódromo de Macapá. No primeiro dia, a ação foi direcionada a vendedores de alimentos, com orientações sobre boas práticas de consumo, manipulação segura de alimentos, prevenção de incêndios e atendimento ao cliente, com foco em vendas.
A capacitação ocorre no auditório Campos do Laguinho, no Sebrae Amapá, das 8h às 12h. Nesta quarta-feira (28), o ciclo será voltado aos empreendedores do segmento de bebidas. A participação é pré-requisito obrigatório para o credenciamento junto à Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), exigido para a comercialização durante os ensaios técnicos e os desfiles das escolas de samba.
Orientações reforçam segurança e qualidade no atendimento

Durante a capacitação, empreendedores receberam informações repassadas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar, do Procon e do Sebrae. A vendedora de espetinhos Raimunda Ferreira Bastos, de 54 anos, que atua há 27 anos no carnaval, destacou a importância das orientações para o sucesso nas vendas durante a folia.
“Conhecimento nunca é demais. As informações ajudam tanto no carnaval quanto no dia a dia do nosso negócio”, afirmou.
Além do ciclo de capacitações, o Governo do Amapá e o Sebrae promoverão, nos dias 29 e 30 de janeiro, a Carreta Empreendedora, no estacionamento do Sambódromo, na zona sul de Macapá. A programação inclui palestras sobre atendimento ao cliente, formação de preços, abertura e formalização de empresas, das 8h às 18h.
Leia mais:
A iniciativa é voltada a empreendedores do carnaval, incluindo trabalhadores dos barracões e vendedores do entorno da Avenida Ivaldo Veras, local dos desfiles das escolas de samba, com o objetivo de fortalecer os pequenos negócios durante o período festivo.
Com Informações da Agência de Notícias do Amapá
