Trânsito
Detran Amapá anuncia fim da baliza na prova prática da CNH
Exame passa a ter 10 pontos, elimina baliza obrigatória e flexibiliza regras para reavaliação de candidatos
O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) iniciou a implementação de mudanças na prova prática para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As alterações têm como objetivo modernizar o processo, torná-lo mais acessível e alinhado à legislação vigente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Entre as principais mudanças está a adoção de um novo sistema de pontuação, que passa a ser de 10 pontos. Antes, o candidato podia perder até quatro pontos durante o exame. Outra novidade é o fim da obrigatoriedade da baliza tradicional. No percurso da prova, o candidato deverá realizar três estacionamentos livres, avaliados conforme critérios técnicos definidos pelo examinador.
Nova resolução flexibiliza regras para reavaliação
As mudanças seguem a Resolução nº 1.020/2025 do Contran, que também flexibiliza as regras para candidatos reprovados. Quem não obtiver aprovação poderá realizar novas tentativas sem limite de reavaliações. Até a segunda reprovação, o agendamento de nova prova poderá ser feito sem cobrança da taxa de reteste.
Segundo o Detran-AP, as alterações estão sendo aplicadas de forma gradual e passam por um período de adaptação, sem prejuízo à realização dos exames. As provas práticas continuam ocorrendo normalmente e os agendamentos devem ser feitos de forma online, por meio do site oficial do Detran Amapá.
Notícias Relacionadas
-
Renovação automática da CNH beneficia mais de 323 mil motoristas e gera economia de R$ 226 milhões
-
CNH: novas regras passam a valer esta semana
