Energia
Aneel aprova reajuste de até 28,9% nas tarifas de energia em Roraima
Reajuste anual começa a valer a partir de 25 de janeiro e deve atingir consumidores residenciais e cativos
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (20/1), o Reajuste Tarifário Anual (RTA) 2026 da Roraima Energia S.A. As novas tarifas entram em vigor em 25 de janeiro e atingem cerca de 213 mil unidades consumidoras nos 15 municípios de Roraima. Para os consumidores residenciais (classe B1), o aumento médio será de 22,69%.
O efeito médio do reajuste para os consumidores cativos ficou em 24,13%, com variação conforme o nível de tensão: 22,90% na baixa tensão e 28,93% na alta tensão.
O que explica o aumento
Segundo a Aneel, o reajuste foi impactado principalmente por encargos setoriais, componentes financeiros do ciclo tarifário atual e do anterior, além de custos de transporte de energia.
Na alta tensão, o efeito médio considera as classes A2, A3, A3a e A4. Já na baixa tensão, a média inclui as classes B1 (residencial e baixa renda), B2 (rural), B3 (industrial, comercial, serviços e poder público) e B4 (iluminação pública).
Leia mais:
-
Roraima Conectada: o que pode mudar com o Linhão de Tucuruí em funcionamento
-
Integrada ao Sistema Elétrico Nacional, Roraima abre espaço para novos investimentos
A agência também esclarece que o Reajuste Tarifário Anual ocorre nos anos em que não há Revisão Tarifária Periódica, processo mais amplo que redefine custos eficientes, metas de qualidade e o Fator X. Em ambos, são repassados custos de compra e transmissão de energia e encargos setoriais previstos em lei.
