Economia
Rondônia e Amapá impulsionam alta do varejo na Região Norte
Segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Vendas no varejo brasileiro voltou a apresentar crescimento em novembro de 2025, com destaque para a Região Norte, que concentrou alguns dos melhores desempenhos do país. Rondônia (13,4%) e Amapá (8,2%) lideraram a alta das vendas na comparação com o mesmo mês de 2024, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (15/1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No cenário nacional, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,0% em novembro frente a outubro, quando havia registrado alta de 0,5%. Com esse resultado, o índice de média móvel trimestral ficou em 0,5% no trimestre encerrado em novembro de 2025, indicando retomada gradual do setor.
De acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o varejo brasileiro alcançou o segundo mês consecutivo de crescimento, algo que não ocorria desde o início do ano. “Outubro e novembro apresentaram altas de 0,5% e 1,0%, respectivamente, acima do patamar de estabilidade”, explicou.
Setores impulsionam resultado
Na passagem de outubro para novembro, sete das oito atividades pesquisadas apresentaram crescimento. Os principais destaques foram equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,1%) e móveis e eletrodomésticos (2,3%), setores tradicionalmente aquecidos por promoções da Black Friday. Também tiveram desempenho positivo os segmentos de artigos farmacêuticos (2,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,0%), livros e papelaria (1,5%), supermercados (1,0%) e combustíveis e lubrificantes (0,6%).
O único resultado negativo foi observado em tecidos, vestuário e calçados, com retração de 0,8%.
Varejo ampliado
No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, material de construção e atacado especializado, houve crescimento de 0,7% em relação a outubro. O avanço foi puxado principalmente pelo material de construção (0,8%), enquanto veículos e motos registraram queda de 0,2%.
Na comparação com novembro de 2024, o varejo ampliado teve alta em 20 das 27 Unidades da Federação, novamente com destaque para estados do Norte, como Rondônia (9,2%) e Amapá (6,8%).
Norte se destaca entre os estados
No recorte regional, 21 das 27 Unidades da Federação apresentaram crescimento nas vendas do varejo em relação a novembro do ano passado. Além de Rondônia e Amapá, o Rio Grande do Norte (8,2%) também se destacou. Por outro lado, alguns estados registraram retração, como Tocantins (-3,0%), Piauí (-2,1%) e Roraima (-1,8%).
Segundo o IBGE, o desempenho positivo observado no Norte reflete tanto a recuperação do consumo quanto o impacto de ações promocionais e maior circulação de renda no período.
Leia mais: Dezembro marca o 14º mês seguido de crescimento das vendas no varejo, diz Cielo
Com Informações da Agência Gov
