Política
Pará entrega grandes obras de infraestrutura em 2025
Investimentos em pavimentação, macrodrenagem, habitação, mobilidade e espaços públicos em Belém e no interior ampliam a qualidade de vida e geram emprego e renda no estado
O Governo do Pará entregou, em 2025, um conjunto de obras históricas de infraestrutura em Belém e em diversos municípios do estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Os investimentos contemplaram pavimentação asfáltica, macrodrenagem de canais, habitação, requalificação urbana, construção de orlas, mercados, feiras, equipamentos esportivos e culturais, além de melhorias na mobilidade urbana, ampliando a qualidade de vida da população.
Somente na capital, o estado executa o maior programa de macrodrenagem da história de Belém, beneficiando mais de 500 mil pessoas com a entrega de canais como Vileta, União, Doca, Tamandaré e Gentil. As obras reduzem alagamentos, melhoram o saneamento e transformam áreas antes degradadas em espaços urbanos requalificados.
Como legado da COP30, Belém recebeu intervenções estruturantes, como os projetos Nova Doca e Nova Tamandaré, a modernização da Avenida Duque de Caxias, a construção da Vila COP — que será transformada em centro administrativo — e a entrega do Terminal Hidroviário da Tamandaré, fortalecendo a mobilidade e o turismo.
Infraestrutura transforma cidades paraenses
No interior, o governo entregou orlas, passarelas urbanas, ginásios esportivos, mercados e feiras em regiões como Marajó, Guamá e Tocantins, impulsionando o turismo, a economia local e a geração de emprego e renda. Ao longo do ano, o Programa Asfalto Por Todo o Pará alcançou mais de 1,6 mil quilômetros de vias pavimentadas em diferentes municípios.
Na área habitacional, 400 famílias foram beneficiadas com a entrega do Habitacional Santo Antônio, em Belém, garantindo moradia digna e segura. Também avançaram obras estratégicas nas áreas de saúde, esporte e mobilidade, como policlínicas, hospitais, centros de convenções e equipamentos esportivos, consolidando um novo ciclo de desenvolvimento urbano e social no estado.
Governo de Roraima anuncia concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar com 200 vagas
Com Informaçoes da Agência Pará
