MENU
Buscar

Com investimento de R$ 1,1 milhão, BYD deve capacitar 320 alunos do interior do Amazonas

Com início em Coari, projeto Manaós Solar 4.0 vai oferecer, em 2026, formação técnica em energia fotovoltaica, por meio do Barco-Escola Samaúma II, do Senai

Fotos: Fieam Divulgação

A BYD Indústria de Baterias anunciou investimento superior a R$ 1,1 milhão para o projeto Manaós Solar 4.0, que deve levar formação em sistemas de energia solar fotovoltaica a 320 alunos do interior do Amazonas. Para isso, a empresa firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para a realização das aulas de forma itinerante por meio do Barco-Escola Samaúma II. As inscrições devem começar na segunda quinzena de fevereiro de 2026, com aulas programadas para iniciar na primeira semana de março.

O programa, anunciado no último dia 18, prevê 16 turmas de 20 estudantes ao longo de 2026, com início em Coari e previsão de prosseguimento para Tefé. O conteúdo abrange sistemas fotovoltaicos, inversores de frequência, fundamentos da Indústria 4.0, eletricidade, tecnologia da informação, sustentabilidade, saúde e segurança, além de aplicações práticas da energia solar.

Com o apoio do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a iniciativa busca atender uma demanda estratégica: levar conhecimento técnico a áreas com limitações históricas de infraestrutura e ampliar oportunidades em um setor em crescimento no país.

“A energia solar é mais do que uma solução tecnológica. Em regiões isoladas, ela se torna uma aliada crítica para garantir autonomia, desenvolvimento e oportunidades reais. Um projeto educacional como esse amplia horizontes, oferecendo aos jovens da Amazônia acesso às ferramentas necessárias para construir um futuro mais próspero e sustentável”, afirmou Tyler Li, Presidente da BYD no Brasil.

BYD SENAI CAPACITACAO ENERGIA FOTOVOLTAICA RIBEIRINHOS AMAZONAS MANAOS SOLAR

O consultor de negócios do Senai Amazonas, Silvio Rapozo, afirma que o Manaós Solar 4.0 é estratégico por estimular o empreendedorismo local, a geração de novos negócios e o estímulo a futuras parcerias “Esse projeto é voltado para os ribeirinhos que querem empreender, montar o seu próprio negócio e colocar esse conhecimento em prática para o desenvolvimento do nosso estado”, disse durante cerimônia para anúncio de parceria com a BYD Brasil.

Capacitação aplicada à realidade local

De acordo com o engenheiro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e responsável técnico industrial da BYD, Wilson Kerdy, o projeto foi estruturado para garantir acompanhamento técnico contínuo e aproximar os alunos das tecnologias desenvolvidas pela empresa, incluindo os kits fotovoltaicos. “Formar novos profissionais cria braços para levar uma realidade que hoje não existe nesses interiores: tecnologia de ponta aliada à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente”, ressaltou.

BYD SENAI CAPACITACAO ENERGIA FOTOVOLTAICA RIBEIRINHOS AMAZONAS MANAOS SOLAR 1

O engenheiro também cita que o acesso às comunidades atendidas ocorre exclusivamente por via fluvial, o que torna a embarcação do Senai essencial para levar capacitação e tecnologia até os municípios do interior. “Só dá para chegar a esses lugares via marítima, e a embarcação Samaúma tem toda a estrutura necessária para levar conhecimento e tecnologia até essas comunidades ribeirinhas”, pontuou.

Além do eixo educacional, o projeto incorpora a avaliação de alternativas energéticas compatíveis com a realidade ribeirinha. Entre elas, estão soluções off-grid baseadas em baterias de lítio, capazes de fornecer eletricidade de forma independente da rede convencional.

Leia também: Um robô amazônico para a colheita de açaí