Economia
IBGE registra desempenho negativo no comércio varejista amazonense, segundo dados mais recentes da PMC
Pesquisa mostra que essa é a quinta variação negativa registrada em 2025
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou, por meio da mais recente Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que o comércio varejista do Amazonas teve desempenho negativo no mês de outubro de 2025, em comparação com os dados registrados no mês anterior. Com o desempenho marcado em -1%, essa é a quinta variação negativa registrada no ano, com a maior retração sendo em março, com a queda do volume de vendas em –5,8%.
Enquanto 16 das 27 unidades da federação registraram variações positivas, o Amazonas ficou entre os estados com retração nas vendas, confirmando a dificuldade do setor em retomar o ritmo de crescimento após meses de instabilidade.
Em outubro, o Amazonas ficou na vigésima quinta posição no desempenho do setor entre as Unidades da Federação (UFs). Em relação a setembro, 19 das 27 Unidades da Federação mostraram altas no volume de vendas. Os melhores resultados ficaram com Espírito Santo (2,7%), Rondônia (2,6%) e Distrito Federal (2,5%). Já os menores desempenhos foram, no mesmo mês, de Mato Grosso (-1,8%), Rio Grande do Sul (-1,2%) e Amazonas (-1%).

No Varejo Ampliado, o estado ficou na vigésima terceira posição, com variação em outubro de –0,5%. Outubro trouxe resultados positivos para 18 das 27 Unidades da Federação. As maiores taxas ficaram com Amapá (2,8%), Pernambuco (2,3%) e Distrito Federal (2,2%). Já as menores foram do Rio Grande do Sul (-2,6%), de Alagoas (-1,4%) e de Tocantins (-0,7%).
Leia mais: Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro
Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o Comércio Varejista e Comércio Varejista Ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra. A próxima divulgação da PMC, com os resultados para novembro de 2025, será em 15 de janeiro de 2026.
Fonte: IBGE
