MENU
Buscar

ANTAQ e ANTT firmam cooperação inédita para criar corredor logístico sustentável

Acordo cria ambiente de colaboração técnica e regulatória para testar soluções inovadoras

Foto: Divulgação

Em um passo estratégico para transformar a infraestrutura nacional, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) assinaram, na segunda-feira (1º), uma cooperação voltada ao desenvolvimento de um Projeto Piloto de Corredor Logístico Sustentável de Transporte Multimodal.

A parceria, que integra o Programa ANTT Coopera, reúne esforços também com a EPR e o Porto de Paranaguá, criando um ambiente de colaboração técnica e regulatória para testar soluções inovadoras voltadas à segurança viária, à redução de impactos ambientais e à inclusão socioeconômica.

Na prática, o projeto busca conectar diferentes modais de transporte em um único corredor inteligente, promovendo mais eficiência no escoamento de cargas, menor emissão de poluentes e ganhos diretos para caminhoneiros, operadores logísticos e comunidades do entorno.

Antaq

O acordo prevê, entre suas principais frentes, a implantação de infraestrutura de eletromobilidade, o estímulo à participação de embarcadores e operadores logísticos e multimodais, ações integradas de segurança nas vias, gestão ambiental qualificada, incentivo à inovação tecnológica e promoção do desenvolvimento territorial sustentável. Além disso, a iniciativa fortalece o uso de tecnologias avançadas e soluções regulatórias modernas para tornar o transporte mais acessível, seguro e ambientalmente responsável.

Com a assinatura do termo, a Antaq se torna oficialmente parceira do Programa ANTT Coopera, consolidando uma aliança estratégica voltada à construção de um novo modelo logístico para o país. A expectativa é que o projeto-piloto sirva de referência para futuras expansões em outros corredores e concessões reguladas pela Agência, ampliando o alcance dessa transformação.

A iniciativa prevê a estruturação do primeiro corredor logístico sustentável intermodal do Brasil. Desenvolvido em ambiente de sandbox regulatório, o projeto permite testes controlados de novas tecnologias, modelos de gestão e soluções inovadoras, sempre com foco na segurança, na eficiência energética, na preservação ambiental e na adaptação da infraestrutura às mudanças climáticas.

Leia também: Antaq suspende cobrança da “Taxa de Pouca Água” sobre transporte marítimo na Zona Franca de Manaus

Fonte: Antaq

Tags: