MENU
Buscar

Empresa adota robôs e datacenter próprio para acelerar processos logísticos da Zona Franca de Manaus

Operação automatizada da 2E Despachos Aduaneiros atrai atenção da Suframa em visita institucional; Diretoria do grupo confirma plano de crescimento

A 2E Despachos Aduaneiros vem ganhando espaço como uma das empresas mais tecnológicas da cadeia logística da Zona Franca de Manaus. A inovação ficou em evidência nesta quarta-feira (26/11), durante visita institucional da Suframa à sede da companhia, no bairro Adrianópolis, onde a Autarquia observou de perto o modelo de operação baseado em automação e infraestrutura própria de TI.

Fundada em 2006, a 2E transformou processos internos ao adotar automação completa e um datacenter próprio que sustenta operações contínuas. A empresa opera atualmente com 26 robôs que funcionam 24 horas por dia, realizando captura de informações junto aos órgãos responsáveis e integrando dados diretamente aos sistemas de seus clientes por meio de arquivos eletrônicos, um diferencial raro no setor de desembaraço aduaneiro, marcado historicamente por processos manuais e alta dependência de trâmites burocráticos.

Leia também: Faturamento recorde, geração de empregos e preservação da Amazônia impulsionam o modelo da Zona Franca de Manaus

Com cerca de 80 colaboradores e atendendo 75 clientes, a empresa mira expansão. Segundo o diretor-presidente, Enderson Ruiz, a tecnologia é hoje o maior “desafio e diferencial” do segmento. Ele apresentou à Suframa o plano de crescimento que inclui a unidade aberta em São Paulo em 2022 e a construção de uma nova sede em uma área recém-adquirida.

Empresa adota robôs e datacenter próprio para acelerar processos logísticos da Zona Franca de Manaus.

“Mais recentemente obtivemos a aquisição de uma grande área circunvizinha ao nosso prédio, onde será construída a nova sede, com estrutura ainda mais moderna e dimensionada para o crescimento futuro das nossas operações e novos negócios”, disse Ruiz.

A comitiva da Suframa foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva, que reforçou a relevância de empresas que inovam em setores tradicionais. Ele destacou que a Autarquia prepara para março um evento internacional para apresentar as oportunidades da Zona Franca. “Empresas como a 2E, estruturadas e inovadoras, são fundamentais para mostrarmos a capacidade competitiva da região”, afirmou.

Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação Suframa e Takelog

 

Leia também: 2D Innovation: empresa de Manaus quer produzir 15 postos robóticos por mês