Economia
Governo do Pará entrega nova Orla de Breves e reforça investimentos no Marajó
Equipamento público é o novo cartão-postal do município marajoara com ciclovia e áreas pavimentadas para circulação, como o canteiro central
A nova Orla de Breves já é o mais novo cartão-postal do município e um dos principais investimentos recentes do Governo do Pará na Região de Integração do Marajó. Entregue na noite desta terça-feira (25/11), a segunda etapa do espaço público passou a oferecer mais infraestrutura, lazer e qualidade de vida para moradores e turistas, além de fomentar o comércio local e a circulação de visitantes.
Com investimento de R$ 3 milhões e geração de cerca de 50 empregos diretos, a obra reúne ciclovia, áreas pavimentadas para circulação, quiosques, quadra de esportes, playground e caramanchões — um conjunto que transforma a orla em ponto de encontro, convívio e desenvolvimento econômico para a cidade.

“Essa é uma orla incrível, que deixa Breves mais bonita. É uma obra que valoriza o turismo e o comércio local e informal. Quem quiser vai poder praticar esporte e aproveitar o pôr do sol da cidade”, afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho, durante a entrega.
A vice-governadora Hana Ghassan reforçou a importância social do espaço. “É um lugar de lazer e convivência para as famílias, que valoriza a cidade e fomenta o turismo e a vida em comunidade. Estamos felizes em fazer mais uma entrega”.
Orla renovada transforma rotina de trabalhadores e famílias
A feira empreendedora da orla também passou a contar com novos quiosques. Uma das contempladas, Valdirene, de 56 anos, já vê mudança concreta na rotina de trabalho. “Agora esse espaço vai mudar a minha vida. Não vou mais ficar na chuva, e os quiosques vão chamar mais clientes. Nossa família está unida nessa oportunidade”, comemorou.

Para quem trabalha na construção civil, como o servente Zé Maria Farias, a nova orla simboliza reconhecimento e potencial turístico. “A orla chama atenção. Quem chegar de barco já vê Breves com outra cara. Agora no Natal e no Ano Novo vamos poder confraternizar em um lugar nosso”.
A execução ficou a cargo da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com a prefeitura de Breves. Para o titular da pasta, Ruy Cabral, o projeto consolida o avanço urbano da região. “A orla valoriza o potencial paisagístico e turístico do município, incentiva o comércio local, o convívio social e o bem-estar da população”.
Leia mais: Nova ponte sobre o Rio Araguaia conecta Tocantins e Pará
Fonte: Agência Pará
