MENU
Buscar

Prefeitura de Manaus reforça prevenção e resposta a desastres climáticos na COP30

Reforçando o compromisso da gestão municipal com a prevenção de desastres, a adaptação climática e o fortalecimento da resiliência urbana

A Prefeitura de Manaus participa, nesta quinta-feira (20/11), da programação paralela da COP30, em Belém, reforçando o compromisso da gestão municipal com políticas de prevenção a desastres, adaptação climática e fortalecimento da resiliência urbana. A capital amazonense integra o Fórum Nacional de Gestores de Defesa Civil das Capitais e Grandes Cidades, onde são discutidas estratégias conjuntas para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas em regiões tropicais, como a Amazônia.

Manaus reforça protagonismo na agenda climática

Representando o município, o secretário municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Agnelo Batista de Lima Júnior, vice-presidente de Seca e Estiagem no fórum, destacou que a participação da cidade evidencia seu papel de liderança no debate climático nacional. Segundo ele, estar no evento permite traçar novas metas, ampliar o intercâmbio com outras capitais e fortalecer a capacidade de resposta do município diante de eventos extremos.

É uma honra representar a Prefeitura de Manaus no Fórum Nacional de Defesa Civil. Como vice-presidente de Seca e Estiagem, participar deste evento reforça a importância da cidade no debate climático. Em uma região tropical que sente impactos cada vez mais intensos, a presença na programação paralela da COP30 permite traçar novas metas, trocar experiências e fortalecer a resposta do município”, afirmou Agnelo.

Leia Também: Primeiro cruzeiro da temporada 2025 chega ao Amazonax- PIM Amazônia – Política, Indústria & Meio Ambiente

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e da Defesa Civil, defende a ampliação de ações preventivas, o aprimoramento do monitoramento e a adoção de estratégias que reduzam riscos e evitem danos maiores à população.

Durante a reunião em Belém, são debatidos planos estratégicos e mecanismos de cooperação entre cidades para melhorar a resposta a desastres climáticos e reduzir vulnerabilidades. A articulação reforça o alinhamento de Manaus a iniciativas nacionais e internacionais voltadas à adaptação urbana, consolidando a capital como referência em proteção de áreas de risco.

Por Gabriele Oliveira, estagiária de jornalismo, sob a supervisão de Francisco Gomes

Com informações da Prefeitura de Manaus