Política
PF informa que 70 chefes de Estado devem comparecer à COP30
PF também lançou um carimbo especial da Conferência, aplicado nos passaportes de todos os passageiros que desembarcam em Belém
Emmanuel Macron, presidente da Franca, confirmou presença na Conferência ainda em junho. Foto: Divulgação
Durante o Fórum Esfera, realizado em Belém, em 10 de outubro, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, revelou que cerca de 70 chefes de Estado devem comparecer à 30ª edição da Conferência das Partes (COP30). A PF tem papel estratégico na segurança dos líderes, cuidando de rotas, deslocamentos e protocolos especiais durante a conferência.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também esteve em Belém, para acompanhar o Círio de Nazaré e realizar agenda de inspeção das obras e dos preparativos conduzidos pelo Governo do Pará para a COP30.
Entre as principais intervenções, o Aeroporto Internacional de Belém passa por uma modernização de R$ 450 milhões, antecipada em quase um ano, para ampliar a capacidade de operação e melhorar o atendimento aos visitantes. As áreas de embarque foram ampliadas, o saguão principal ganhou mais espaço e um novo pátio permitirá o estacionamento de cinco aeronaves extras.

Durante o evento, o aeroporto deve movimentar mais de meio milhão de passageiros, quase o dobro do fluxo registrado no ano anterior. Para celebrar a conferência, a Polícia Federal lançou um carimbo especial da COP30, aplicado nos passaportes de todos os passageiros que desembarcam na capital, símbolo da expectativa e do orgulho local por sediar o maior evento ambiental do planeta.
Com informações da PF
